holos@holos.pt+351 21 043 86 86
II Edição – Elementos de Geopolítica e Geoestratégia – Gilberto Veríssimo

II Edição – Elementos de Geopolítica e Geoestratégia – Gilberto Veríssimo

Esta obra tem como objectivo contribuir para o reforço da capacidade e habilidade daqueles – civis ou militares – que pretendam assumir responsabilidade pública na vida do seu país. É verdade que a política tem que intervir no planeamento das acções militares, em que plenamente se aplica a estratégia; sendo também verdade que o político sem preparação, conhecimento, pensamento ou sensibilidade estratégica, certamente criará danos gravissimos à condução do seu país, a um futuro escolhido em tempo de Paz.

A obra, entre outros aspectos, aborda:
– O conceito, âmbito, método e utilidade da Geopolítica e Geoestratégia;
– A evolução do pensamento geopolítico;
– A evolução do Sistema Político Internacional (SPI) desde a Segunda
Guerra Mundial até aos dias de hoje;
– A caracterização geopolítica e geoestratégica do continente africano.

O texto procura dar voz a teorias e teorizadores antes não muito considerados, mas que se reputam importantes para o enriquecimento teórico dos que os estudarem, especialmente das elites, tendo em consideração particularmente o contexto próprio do continente africano, o lugar que, especialmente nos últimos tempos, vem sendo obrigado a ocupar, e o papel funcional que materializa nas questões globais.

Leitura obrigatória para quem pretende assumir responsabilidades de liderança no contexto militar ou cívil. Esta segunda edição repõe a obra, que esgotou, e aproveita a oportunidade para fazer uma revisão geral, e acrescentar novos conteúdos essencialmente sobre o continente Africano. Sendo actualmente bibliografia recomendada em diversos cursos superiores é fonte referencial para outras leituras. Para quem procura encontrar um guia sobre geopolítica e geoestratégia numa visão refrescante de um pensador Africano.

 

Sobre o Autor

Oficial general das Forças Armadas Angolanas (FAA) com o grau de brigadeiro, é Ph.D. em Ciências Sociais na especialidade de Estudos Estratégicos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. É Mestre em Ciências Técnicas (Tecnologias de Informação e Comunicação) pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha, 2001). É Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (especialidade de Telecomunicações) pelo Instituto Superior Técnico Militar “José Marti” (Havana, 1983), e tem várias pós-graduações nesta especialidade. Fez, no Instituto Superior de Ensino Militar (ISEM)
do Estado Maior General das FAA, o Curso Superior de Comando e Direcção (Luanda, 2005) e na Academia das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba “General Máximo Gomez (Havana, 2010), a pós-graduação em Comando e Direcção Estratégicos.
É Secretário Executivo Adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné. Académico Correspondente Estrangeiro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa, é Professor da Escola Superior de Guerra do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (ESG/EMGFAA) e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS/UAN). É autor das obras científicas e literárias: «A Influência das Novas Tecnologias na Guerra» – ensaio, 2005; “Coisas do Destino” – romance, 2006; «Elementos de Geopolítica e Geoestratégia, I edição, 2013; Geopolítica do Golfo da Guiné – A posição estratégica de Angola, 2016; «A Terceira Via» – romance, 2017.