holos@holos.pt+351 21 043 86 86
Tecnologia Portuguesa Monitoriza Space Weather

Tecnologia Portuguesa Monitoriza Space Weather

A Holos integra o consórcio de empresas e centros de investigação Europeus responsáveis pelo sistema que entrou em funcionamento na Agência Espacial Europeia (ESA), para monitorar e prever o “estado do tempo” no espaço (“Space Weather”).

O sistema, denominado SEISOP – Space Environment Information System for Operations, entrou em funcionamento no presente mês de Fevereiro, tendo sido desenvolvido por um consórcio que integra, para além da Holos, empresas portuguesas, espanholas e Alemãs, respectivamente: a DEIMOS Engenharia, a DEIMOS Space e a INTA e a VEGA, bem como o também português UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico nacional, para o OPS-HSC (a divisão de Conceitos de Missão Avançados e Tecnologias) do ESOC – European Space Operations Center .

O projecto iniciou-se em Outubro de 2008 e teve como principal objectivo o desenvolvimento de um Sistema de Informação que permitisse a importação, tratamento e análise de dados relativos ao clima espacial (Space Weather), provenientes de fontes de dados terrestres (dispersas pelo mundo) e espaciais (satélites em órbita) que monitorizam parâmetros tais como emissões de raios-x, tempestades de neutrões, etc., com vista ao desenvolvimento de modelos de previsão que possam antecipar as condições do clima espacial e permitir minimizar riscos para naves espaciais e tripulações humanas.

Os principais módulos do Sistema permitem fazer a monitorização e análise, previsão, definição de alarmística, acesso a dados de múltiplas fontes e geração de relatórios sobre a informação obtida.

O papel da Holos centrou-se no desenvolvimento de duas componentes chave: o sistema de “metadados” que permite a troca de informação entre os vários módulos do sistema, e o sistema de alarmística que monitoriza os vários parâmetros do sistema e que dispara alarmes quando se verificam situações críticas (quer nos dados registados, quer em dados que resultem de previsões).

O sistema foi entregue pela ESA/ESOC ao Programa de “Space Situation Awareness”, que visa fornecer à Europa, aos seus cidadãos e aos serviços baseados em satélites informação sobre os riscos do Espaço, nomeadamente os objectos que orbitam a Terra, o Space Weather e as restantes ameaças vindas do Espaço. O SEISOP é assim uma componente fulcral no serviço deste Programa.