holos@holos.pt+351 21 043 86 86
Novos e melhores métodos de segurança e conformidade dos dados das organizações

Novos e melhores métodos de segurança e conformidade dos dados das organizações

Visando um melhor controlo sobre a disseminação de informação corporativa, a Google produziu no decurso das duas semanas passadas três alterações significativas nas suas plataformas de Google Apps for Work e Google Apps for Education.

A primeira, anunciada em 2015/07/14, está disponível para qualquer ficheiro guardado no Google Drive e visa impedir as opções de download, print e cópia do ficheiro. Mais informação.

A segunda surge em 2015/07/20 e reforça a aplicação de políticas de partilha de ficheiros fora da organização definidas pelos administradores, impedindo a partilha para o público em geral, para utilizadores fora do domínio da organização, ou para pessoas em domínios específicos (e.g. da concorrência). Mais informação.

A terceira, anunciada ontem (2015/07/23), é uma melhoria das políticas de controlo de conteúdos nas mensagens de correio eletrónico, permitindo o processamento diferenciado de mensagens contendo conteúdo específico (definido por palavras-chave, frases, padrões de texto ou numéricos – e.g. número de cartão de crédito), ou anexos de tipos não permitidos, em que agora em vez de se basear na extensão que indica o tipo de ficheiro, a Google deteta automaticamente o tipo do ficheiro mesmo que o utilizador lhe mude a extensão (por exemplo de .xls para .txt). Mais informação.