holos@holos.pt+351 21 043 86 86

Os “Sistemas de suporte à decisão” são uma classe específica de Sistemas de Informação, que apoiam as actividades de tomada de decisão das empresas a nível de negócio e a nível organizacional. Constituem sistemas interactivos baseados em software, que visam ajudar os decisores na identificação e resolução de problemas nas organizações. Isto é conseguido através da compilação de dados simples (como documentos, conhecimento pessoal e modelos de negócio) de forma a obter informação útil para a empresa.

Por seu lado, a lógica difusa é uma metodologia poderosa de resolução de problemas, com uma infinidade de aplicações no controlo incluso e no processamento de informação. É uma maneira simples de retirar conclusões a partir de informação vaga, ambígua ou imprecisa.

De alguma forma, a lógica difusa assemelha-se à tomada de decisão do ser humano pela sua capacidade de encontrar soluções concretas a partir de dados aproximados.

A lógica difusa permite a modelação de sistemas complexos, recorrendo a um elevado nível de abstração, oriundo do conhecimento e da experiência.

Permite também expressar esse conhecimento através da atribuição de valores numéricos a conceitos subjetivos, como “muito quente”, “vermelho brilhante” e “muito tempo”.

A HOLOS combina estas duas para facilitar a apreensão de conhecimento através da utilização da lógica difusa para o desenho de sistemas de suporte à decisão, tornando-os mais intuitivos e sem serem baseados em regras rígidas.