holos@holos.pt+351 21 043 86 86

Cofinanciado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e inserido no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto visa consolidar as atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental levadas a cabo pela empresa nas áreas de Monitorização Inteligente de Sistemas Complexos, Sistemas Auto-organizados baseados em Agentes de Software e Sistemas de Televigilância (fixos e móveis). O objetivo é ajustá-los à disponibilidade de recursos (nomeadamente de largura de banda), interoperabilidade entre plataformas tecnológicas distintas (fixas e móveis), utilização de recursos multimédia e localização, potenciadas pelas Redes de Nova Geração (RNG).

DVA_monitorização e controle

Este sistema Inteligente de Vigilância recorre a um conjunto de componentes autónomos (sensores, câmaras, PDAs/Telemóveis) que cooperam entre si e com recursos humanos num modelo integrado de vigilância capaz de exibir Inteligência Coletiva no desempenho de funções de vigilância e segurança.

Poderão assim ser evitadas ou minoradas consequências gravosas sobre pessoas ou bens decorrentes de ações intencionais de vandalismo, furto ou de eventos disruptivos como incêndios, fugas de gases, terramotos ou inundações.

Através da deteção automática de eventos não desejados, será possível disparar alertas para outros agentes do sistema, tendo em conta a sua localização geográfica e as suas características, promovendo uma reação coletiva em tempo real. Como exemplo de situações concretas refira-se a possibilidade de alertar recursos de segurança como resposta a atos de vandalismo ou alertar bombeiros para combate a incêndios ou inundações, tendo sempre em conta a proximidade destes meios ao local das ocorrências.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa é parceira deste projeto.

Mais informações em: dva.holos.pt

compete