holos@holos.pt+351 21 043 86 86
“Geopolitica do Golfo da Guiné – A posição estratégica de Angola” de Gilberto Veríssimo

“Geopolitica do Golfo da Guiné – A posição estratégica de Angola” de Gilberto Veríssimo

Decorreu no dia 19 de maio,  no Auditório Óscar Soares Barata situado no ISCSP-ULisboa – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, o lançamento do livro “Geopolitica do Golfo da Guiné – A posição estratégica de Angola” da autoria do Brigadeiro Gilberto Veríssimo, Secretário Executivo Adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné.

O Livro inclui o Prefácio do Professor Adriano Moreira, a nota de abertura do Professor Doutor Manuel Meirinho, Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a apresentação do Professor Doutor Heitor Romana, Coordenador do Programa de Doutoramento de Estudos Estratégicos do ISCSP e uma homenagem à obra do tenente-general Alípio Tomé Pinto.

A obra identifica o papel e o lugar de Angola na região do Golfo da Guiné, na perspectiva da estratégia. Para o efeito, ela utiliza um modelo de investigação que designa de «análise em profundidade». Aplicado ao espaço geopolítico do Golfo da Guiné, ele pode ser replicado a outros. O modelo sugere uma análise a três níveis. O nível macro aprecia o enquadramento da África subsaariana no Sistema Político Internacional. O nível meso aprecia a conjuntura geopolítica e geoestratégica no Golfo da Guiné. O nível micro aprecia a posição estratégica de Angola no espaço geopolítico do Golfo da Guiné. Este último, assenta nos conceitos de «base do poder nacional», em contraposição ao conceito de potencial estratégico que habitualmente utiliza a análise geopolítica, e «posição estratégica», propostos pela investigação. Subsidiariamente, a obra aprecia o lugar de África nas teorias das Relações Internacionais, da Geopolítica e da Estratégia. Finalmente, partindo dos objectivos nacionais actuais do país, que a obra identifica – mantendo a visão holística necessária aos estudos estratégicos – identifica conceitos estratégicos e linhas de força para enformar as políticas externa e de defesa de Angola, no quadro da materialização de uma zona de paz e segurança no espaço geopolítico do Golfo da Guiné. A investigação determina ainda os limites da região geopolítica, no âmbito de um inovador enquadramento geopolítico do continente africano.

O Ten. Gen. Alípio Tomé Pinto, o Professor Luís Amado e o editor Professor Doutor Pedro Alexandre da Costa Sousa foram as principais figuras presentes neste evento o qual a HOLOS orgulha-se de ter viabilizado.