holos@holos.pt+351 21 043 86 86
Alípio Tomé Pinto: O Capitão do Quadrado

Alípio Tomé Pinto: O Capitão do Quadrado

A HOLOS orgulha-se de ter viabilizado a obra – Alípio Tomé Pinto: O Capitão do Quadrado, da autoria de Sarah Adamoupoulos e Alípio Tomé Pinto – sobre a vida e o brilhante percurso militar do Ten. General Tomé Pinto.

Em lisboa, o lançamento do livro decorreu no dia 7 de Abril no Palácio da Independência, onde estiveram presentes algumas das principais figuras nacionais e internacionais, presenteando o biografado com uma sala absolutamente cheia.

Por motivos profissionais, o General António Ramalho Eanes não pode estar presente, no entanto, o mandatado Gen. Alexandre de Sousa Pinto leu o discurso que o General tinha preparado e do qual destacamos o seguinte:

«Tomé Pinto é, para mim – que o conheço há décadas – não só, como o próprio afirma nesta obra, um Militar por paixão, mas, sobretudo, um militar de sonho e aventura, de vocação, ambição e missão, um dos melhores entre os melhores, e não só na Instituição Militar, mas, também, no Pais (Portugal)»

Na mesma cerimónia, o Gen. Alexandre de Sousa Pinto aproveitou também para deixar também alguma palavras ao biografado, nomeadamente o seguinte:

«o exercício da profissão de militar exige uma vocação; tal como o sacerdote, o militar que não tenha verdadeira vocação será sempre um infeliz e, mais grave, fará infelizes os subordinados que tenham que o aturar.»

Em Angola, o lançamento teve lugar na Fortaleza em Luanda, no passado dia 12 de Abril.

O Gen. Tomé Pinto cedo descobriu a sua vocação, como fica claramente demonstrado nesta biografia pela amizade que os seus subordinados se sentem devedores!

Veja alguns destaques na imprensa:

Diário de Notícias | Jornal de Angola |  ANGOP