Formação sobre Negociação
«Nos negócios não se obtém o que se merece ou aquilo a que se pensa ter direito, mas só o que se negoceia» Chester L. Karrass, eminente negociador norte-americano
A negociação tem como primeiro objectivo permitir o funcionamento das sociedades nas suas relações de troca garantindo que os bens produzidos tenham utilidade e satisfaçam necessidades básicas de todos.
Este curso pretende desenvolver as capacidades globais, permitindo a quem o frequente a estar mais preparado para negociar com clientes, fornecedores, accionistas, concorrentes, parceiros, e toda a sociedade civil.
Deve ser encarado como mais um instrumento de gestão que facilitará a tomada de decisão em grupo e a criação de consenso a partir da diversidade.
A quem se dirige
- Administradores públicos, Administradores de empresas, Juristas, Directores do Serviço de Contratação, Compras e Aprovisionamento, Directores Comerciais e outros profissionais interessados em manter-se actualizados nesta área.
No final do curso deverá:
- Saber o que é “negociação” e reconhecer o processo como algo simultaneamente racional e emocional;
- Conduzir uma negociação de forma ética e vantajosa para todas as partes envolvidas;
- Reconhecer as tendências associadas a boas práticas negociais;
- Esclarecer mitos sobre a “negociação”;
- Identificar diferentes tipos e formas alternativas de negociação reconhecendo suas as vantagens e desvantagens;
- Saber como preparar uma negociação;
- Calcular o poder negocial do interlocutor, através do cálculo do seu MAPAN;
- Reconhecer o impacto das abordagens na relação comercial a médio e longo prazo.Conteúdo Programático
- Importância da negociação;
- O Poder;
- Noção, Planeamento, etapas e resultados alcançáveis numa negociação;
- Tácticas negociais;
- Modalidades de negociação;
- Fases da negociação;
- Resolução de conflitos após o processo negocial;
Duração Total: 8 horas