holos@holos.pt+351 21 043 86 86
A Inquebrantável Vontade de Vencer de Bebiana de Almeida

A Inquebrantável Vontade de Vencer de Bebiana de Almeida

A inquebrantavel vontade de vencer

A HOLOS orgulha-se de ter viabilizado mais uma obra. Desta vez,
“A Inquebrantável Vontade de Vencer – do lixo à dignidade” de Bebiana de Almeida.

A obra relata a história de vida de mais de 500 famílias que viviam nos arredores da lixeira do Golfe 2 e que foram inseridas num grupo restrito que se juntaram para salvar vidas.

Sobre a Autora

DEOLINDA BEBIANA DE ALMEIDA é Mestre em Sociologia e Administração Pública pela Universidade de Minnesota, e Licenciada em Economia, especialização em Educação pelo Albion College, ambos nos Estados Unidos da América.

Bebiana de Almeida, como é mais conhecida, regressou a Angola em Março de 1975 e foi indicada pelo Primeiro-Ministro do Governo de Transição, Lopo do Nascimento, para trabalhar no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Proclamada a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, integrou em períodos diferentes, respectivamente, a Direcção dos Assuntos Políticos e a Direcção da Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), como Responsável pelos Organismos Internacionais e, de 1977 até 1981, como Directora Nacional da Cooperação na Secretaria de Estado da Cooperação no MIREX.

Entre 1981 e 1989 exerceu as funções de Directora do Gabinete das Relações Internacionais, no Ministério do Plano, onde responde por todos os dossiers de Cooperação Internacional bilateral com Países e Agências Multilaterais das Nações Unidas.

A partir de Outubro de 1989 e até 1998 assumiu sucessivamente cargos de representante residente do PNUD no Mali, Botswana e Madagáscar. Entre 1999-2001 é nomeada Representante Residente do PNUD e Coordenadora do Sistema das Nações Unidas na República Centro Africana, tendo nessa qualidade exercido as funções de Representante do Secretário Geral das Nações Unidas em Matérias de Segurança do pessoal das Agências Especializadas do Sistema das Nações Unidas na República Centro Africana.

Em 1999 gere, em representação do Sistema das Nações Unidas e de Parceiros Bilaterais, os Processos Eleitorais (legislativos e presidenciais) na República Centro Africana.

Desde 2002 é quadro integrante de Carreira Diplomática do MIREX e, devidamente autorizada para Coordenar/Impulsionar um Projecto de Combate à Pobreza, tendo sido promovida à Categoria de Embaixadora do Quadro de Carreira Diplomática do MIREX, em Março de 2017.

Aconteceu:

Lançamento do livro “A Inquebrantável Vontade de Vencer – do lixo à dignidade” de Bebiana de Almeida


Jornal de Angola